- Newsletter Alquímica
- Posts
- A Invenção da Medicina Moderna
A Invenção da Medicina Moderna
Como um magnata enganou toda uma classe profissional - e o mundo contemporâneo
Você sabia que o magnata do petróleo e magnata dos negócios John Davison Rockefeller ajudou a remover plantas medicinais “holísticas” e “alternativas” dos ensinamentos de profissionais médicos nos Estados Unidos?
Pois é. Mais conhecido por sua carreira no setor de petróleo, Rockefeller, na época de sua morte, teve sua fortuna estimada em 2% do PIB americano na época, o que hoje daria algo em torno de $ 420 bilhões(!), tornando-o o “homem mais rico da história moderna”. Como muitas pessoas da época, sua influência na medicina teve efeitos negativos prejudiciais de longo prazo na sociedade como um todo.
DE MAGNATA DO PETRÓLEO À INFLUÊNCIA MÉDICA
Graças a vários empreendimentos ao longo dos anos, no início dos anos 1900, John D. Rockefeller ganhou o controle de mais de 90% das refinarias de petróleo nos Estados Unidos, por meio da sua Standard Oil Corporation. No mesmo período, a comunidade científica ficou fascinada com o potencial oferecido pelos petroquímicos produzidos pela indústria do petróleo, como os de propriedade de Rockefeller.
Curiosidade para saber o que é um petroquímico? Em termos mais simples, os petroquímicos são qualquer substância ou produto originário do gás natural ou do petróleo. Os petroquímicos consistem em óleos como óleo mineral, comumente utilizados em produtos de vaselina e bálsamo labial, e surfactantes que são encontrados em cremes, xampus e produtos de limpeza. Os surfactantes são conhecidos por serem muito penetrantes e potencialmente cancerígenos.
Embora alguns dos primeiros produtos produzidos a partir de petroquímicos fossem plásticos, os cientistas sabiam que seu potencial ia muito além. Coincidentemente, na mesma época, a descoberta de vitaminas essenciais, como vitamina C, vitamina A, vitamina D, vitamina B1 e B2, juntamente com outras e como elas funcionam com a mecânica básica de nossa anatomia, foram sendo descobertas e, é claro, houve muita pesquisa focada em recriar versões sintéticas de laboratório dessas vitaminas. Foi aqui que Rockefeller viu um grande potencial para utilizar sua posição como magnata do petróleo e proprietário do monopólio do petróleo para se aventurar em outras indústrias, como o setor médico.
OS MÉDICOS DE ROCKEFELLER
Isso foi no início da história americana e, na época, medicamentos fitoterápicos e naturais, como tinturas e extratos, óleos essenciais, aromaterapia e profissionais que hoje seriam considerados “alternativos”, eram muito populares, o que atrapalhou os planos de Rockefeller. Foi aqui que Rockefeller deixou de ser apenas conhecido por seu trabalho no setor de petróleo para se aventurar na indústria médica por meio da compra de uma empresa farmacêutica alemã. Uma vez que ele se aventurou no setor médico, abriu portas para continuar com seu plano de não apenas monopolizar o setor de petróleo, mas também capitalizar a medicina.
Em 1910, a Fundação Rockefeller, junto com a Fundação Carnegie para o Avanço do Ensino na cidade de Nova York, ajudou a financiar o Relatório Flexner (Flexner’s Report) de 1910, de autoria de um homem chamado Abraham Flexner. Flexner foi contratado pelo conselho de educação médica, que foi criado pela American Medical Association. A intenção deste relatório era ajudar a avaliar e potencialmente reestruturar a educação médica nos Estados Unidos, e foi exatamente isso que ele fez.
Durante esse período, terapias como homeopatia, fitoterapia, óleos essenciais, quiropraxia e naturopatia eram comuns. O relatório Flexner de 1910 concluiu que essas modalidades de cura natural eram “charlatanismo não científico”. Este relatório também concluiu que havia muitas escolas de medicina, bem como muitos médicos na América e pediu a padronização da educação médica. Claro, isso foi com intenções subjacentes de que a American Medical Association seria a única entidade que poderia aprovar o licenciamento de faculdades de medicina nos Estados Unidos.
A IMPLEMENTAÇÃO DAS RECOMENDAÇÕES FLEXNER FINANCIADAS PELA ROCKEFELLER
Após sua publicação, o Congresso implementou mudanças com base nas recomendações de Flexner que levaram a medicina alopática moderna a se tornar o padrão, apesar dos métodos bastante bárbaros da época. Foi quando Rockefeller trabalhou com Andrew Carnegie (outro magnata gigante) para fornecer financiamento para escolas de medicina em todo o país. Isso com a condição, é claro, de que elas ensinassem apenas medicina alopática - e receberam “doações” de proporções significativas para aderir a essas condições. Por meio dessas doações, Rockefeller ajudou a remover sistematicamente qualquer menção a tratamentos naturais à base de plantas, juntamente com ensinamentos sobre nutrição e dieta dos currículos de educação médica.
Já falamos sobre isso aqui anteriormente - pergunte a qualquer médico a quantidade de horas que eles estudam sobre nutrição em suas formações. E depois pergunte sobre farmacologia…
Bom, apoiados pela influência de Rockefeller na mídia da época, os medicamentos homeopáticos e naturais foram rapidamente desacreditados e demonizados por meio de campanhas de mídia direcionadas.
Até agora, estamos pintando uma imagem muito boa de como Rockefeller avançou para influenciar drasticamente a medicina moderna. Muitos também não estão familiarizados com o fato de que John D. Rockefeller também ajudou a financiar a American Cancer Society (Sociedade Americana de Câncer) em 1913. Você sabia que, de acordo com a lei federal, é realmente ilegal utilizar qualquer modalidade que não seja quimioterapia, radiação ou cirurgia no tratamento do câncer? É fácil entender o porquê: basta seguir o dinheiro - considerando que o custo médio do tratamento do câncer nos Estados Unidos é de no mínimo US$ 150.000.
Então, neste momento, Rockefeller possuía 90% das refinarias de petróleo nos Estados Unidos, fundou sociedades médicas e ajudou a remover completamente os remédios naturais da educação médica no país. Isso abriu muitas portas para um monopólio envolvendo petroquímicos que ninguém menos que John D. Rockefeller controlava. Você sabia que os petroquímicos são utilizados para fabricar tudo, desde antibióticos, produtos antibacterianos, analgésicos, supositórios retais, xaropes para tosse, lubrificantes e até a maioria das pomadas, pomadas, cremes e géis?
Observação: a reforma implementada após o Relatório Flexner fechou inúmeras escolas de medicina - que não aderiram ao modelo “nós pagamos e você ensina o que nos interessa”. Quase todas elas eram as poucas que abriram suas portas a mulheres e negros.
Durante séculos, culturas em todo o mundo utilizaram medicamentos fitoterápicos, incluindo extratos, chás e pomadas, com grande eficiência, e poucos ou nenhum efeito colateral. Algo que não se pode dizer das modalidades modernas. A medicina moderna e o apoio de John D. Rockefeller ao Relatório Flexner de 1910, bem como sua influência em ajudar a afastar a medicina das terapias naturais, causaram e continuam a causar danos incomensuráveis.
Alergias
Defeitos de nascença
Doenças degenerativas - como o câncer
Depressão
Rinite alérgica
Infertilidade
E muito mais…
A QUEDA DA “MEDICINA” NOS ESTADOS UNIDOS
É inegável que fizemos grandes avanços na medicina ao longo dos anos. Infelizmente, no entanto, é bastante discutível que nossa saúde como sociedade também diminuiu drasticamente ao longo dos anos, com condições como diabetes, câncer, doenças cardíacas, derrames, Alzheimer e doenças pulmonares e respiratórias se tornando a norma, especialmente à medida que envelhecemos - apesar de todos os avanços e rios de dinheiro investidos. Muitas dessas principais condições fatais foram associadas a ingredientes e ao consumo de muitos dos produtos e alimentos comuns que utilizamos e consumimos. É uma coincidência que muitas dessas doenças não eram influência pré-Rockefeller predominante na medicina? Vou deixar isso para você decidir.
É bastante discutível que muitas das mudanças implementadas devido ao Relatório Flexner de 1910 foram realmente benéficas para o avanço da medicina, e percorremos um longo caminho desde a virada do século XX. No entanto, sua influência na remoção de remédios naturais dos ensinamentos de profissionais médicos, incluindo aqueles focados na influência de nossa dieta em nossa saúde geral, tem sido prejudicial.
O que foi classificado como charlatanismo, remédios naturais, holísticos ou alternativos foram os mesmos adotados com sucesso por culturas ao redor do mundo por gerações? Isso inclui o uso de chás de várias plantas e, em muitos casos, das próprias plantas. Como Especialista em Desintoxicação, acredito firmemente no poder da natureza, e utilizo-o diariamente no meu trabalho. Você ficaria maravilhado com o poder dessas plantas e ervas. Quando entendemos o que somos - e o que estamos fazendo aqui em nossas vidas - também compreendemos o que é a Natureza que nos rodeia - e parte de sua função é nos auxiliar em nossa jornada e restaurar nossa saúde. Plantas como calêndula para os olhos, quebra-pedra para (exatamente) pedras nos rins ou até mesmo a riquíssima babosa para vários males - inclusive tumores - são auxílios extraordinários.
Felizmente, assim como há forças opressoras do conhecimento, a tecnologia também tem sido usada para divulgar a antiga sabedoria.
NOTA IMPORTANTE
Algumas pessoas confundem o poder das ervas e acham que, por tomarem algum chá, mágicas irão acontecer. Não é assim que funciona. Igualmente, se você não for à academia e não se alimentar direito, tomar suplementos não vai adiantar. As plantas estão em congruência com um estilo de vida - e de consciência. Alguém doente que não faz nada para mudar seus hábitos e sua alimentação pouco irá se beneficiar do uso de chás e extratos.
Por outro lado, alguém que decide assumir o poder pessoal e dirigir a própria saúde, através de uma mudança radical e saudável dos seus hábitos, poderá ter grandes reviravoltas com o uso de plantas medicinais.
OUTRA NOTA
Como você sabe, todas as informações contidas nesta newsletter, nos materiais fornecidos ou comunicações, são destinadas a serem de natureza geral e NÃO devem ser vistas ou usadas como um substituto para atendimento médico ou psicológico individualizado. Por favor, certifique-se de consultar um profissional de saúde em sua própria cidade para um exame e avaliação completos e pessoais.
E procure se informar sobre todas as possibilidades de cuidados pro seu caso.
Acima de tudo, busque a verdade.